Historia

1982


Graça Hotel começou em 1982 altura em que os seus donos Sr. Manuel e Sra. Joaquina decidiram abdicar da sua vida como trabalhadores emigrados na Alemanha e investir tudo o que tinham num projeto ambicioso: o de construir uma casa com quartos independentes alugados ao mês. Como o dinheiro não era muito, o casal teve de separar de maneira a poder conseguir sustentar tanto a obra como a família. D. Joaquina aproveitou a oportunidade de explorar um minimercado enquanto o Sr. Manuel continuava na construção da casa com as suas próprias mãos.

1992


Finalmente a construção da casa terminou. No primeiro andar era a residência da família enquanto nos outros andares haviam 4 quartos alugados no início ao Sporting Club de Évora a jogadores da equipa de futebol. Após alguns anos de economia severa e longas batalhas, Graça Hotel, conseguiu a aprovação da construção de uma residencial ou pensão e de seguida teve a sorte de lhe ter sido dado o apoio do estado QREN para renovar e desenvolver a dinâmica empresarial desta zona de Évora. Foi um passo decisivo. Residencial Graça Estava prestes a nascer.

1995


Todo o financiamento, todas as economias da família, todos os empréstimos foram investidos na construção de Residencial Graça, no entanto não era suficiente. Sr. Graça mais uma vez na construção e com uma equipa de trabalhadores remodelou ou refez a casa por partes enquanto Sra. Joaquina ficava responsável pela rentabilização dos quartos que ainda não estavam remodelados. Finalmente a construção terminou, inspeções em cima de inspeções sucederam-se, correções foram feitas até estar tudo aprovado até ao mais ínfimo pormenor. Começa outra batalha, a de fazer conhecer Residencial Graça situada neste canto escondido de Évora a todos os potenciais clientes numa época sem internet e sem dinheiro para investir em publicidade. Várias viagens feitas ao posto de turismo, a outros hotéis quando estes estavam cheios. Pouco a pouco, Residencial Graça começou a ser reconhecida e os clientes começaram a chegar espontaneamente, primeiro foram os clientes empresariais e depois os particulares.

2003


A qualidade das instalações, a beleza da cidade de Évora e a localização serena da Residencial Graça começou a atrair mais clientes tornando-se cada vez mais presente nas escolhas dos visitantes da cidade. Durante estes anos, Residencial Graça foi constantemente fazendo melhorias nas suas instalações quer no recheio dos quartos e nos seus equipamentos assim como em instalações para pessoas com mobilidade reduzida. Este esforço compensou pela apreciação dos seus clientes mas também pela inspeção obrigatória de avaliação de todos os alojamentos de Portugal com o objetivo de reclassificação. Graça Hotel passou então de Pensão *** para Hotel ***. Após longos anos, desde 1982, que Sr. Manuel desejava uma piscina (assim como os clientes) mas os seus custos eram demasiado elevados pondo em jogo as obrigações financeiras da empresa. Foi então que em Julho de 2014, foi decidido que se iria fazer a piscina, custasse o que custasse, os sonhos têm de ser realizados.